21 fevereiro, 2013

O desassossego mediático VS saúde pública



A ver se nos entendemos... até aqui, com frequência, surgiam notícias que nos levavam a crer que os portugueses mais idosos - sem dúvida, uma das classes mais desprotegidas e que merece a maior atenção da nossa sociedade - estavam a deixar de ir ao médico, ou de comprar medicamentos, por falta de condições económicas.

Concerteza, se recordarão de notícias ou reportagens nesse sentido...
 
Obviamente, casos desse existirão (mesmo em altura de crescimento económico...), mas já aqui no blog se tinha feito menção às políticas deste governo nesta área e constatado que, ao contrário do que o jornalismo militante sugere, a venda de medicamentos não dimínuiu, "os portugueses compraram mais 5,8 milhões de embalagens de fármacos" e que as recentes medidas na área da saúde permitiram uma quebra de cerca de 30% no custo dos medicamentos.
 
Desta vez, a partir de uma notícia que nos dá conta que o consumo de antidepressivos mais que duplicou, que conclusões retirariam as redacções?... que os idosos voltaram a ter dinheiro para remédios?...hmmm.... que passaram a ter condições para ir a consultas de especialidade?... Não, como qualquer informação é usada apenas para colar com a mensagem e narrativa que querem ver difundida, este dado estatístico (que deve ser fruto de um factor anormal qualquer...) foi usado sugerir o quanto. talvez em proporção à venda de antidepressivos, os nossos idosos têm sofrido com esta crise. Os tugas engolem tudo...
 
E que tal, como medida profiláctica, substituir a prescrição de antidepressivos pela proibição de ver telejornais?...
 
 
NOTA: Neste blog também há sentido de humor... e, a brincar, se dizem as verdades!