01 fevereiro, 2013

Não se aguenta o Jornalismo de Intriga...


Jonet, Ulrich e Soares dos Santos: cada um deles e em áreas distintas são, reconhecidamente, exemplos de cidadãos competentes e bem-sucedidos.

Se assim é, coloque-se a seguinte questão: os portugueses, que bem se podem queixar da fraca qualidade de inúmeros indivíduos que, de forma mais directa ou indirecta, contribuíram para levar o País a este estado miserável, têm alguma razão objectiva para se sentirem prejudicados por estas três personalidades? Por que razão geram estas figuras tantos anticorpos no espaço mediático?

Porque será que no “universo tuga”, onde pontificam tantos pulhas - da esquerda à direita, entre políticos, empresários, etc., - com tantos exemplos de comportamentos objectivamente reprováveis numa sociedade que se quer decente, porque terão as redacções e uma parte significativa dos jornalistas, especial predilecção por este trio na foto?

O caso mais recente…
A “polémica Ulrich”, começou em Outubro do ano passado. Numa conferência de imprensa, perguntado sobre a possibilidade de mais medidas de austeridade e sobre os efeitos no país, afirmou o célebre “Ai aguenta, aguenta!”. Mas esta afirmação não pode ser dissociada do cenário alternativo que foi abordado nessas mesmas declarações – um falhanço do programa e uma eventual saída do euro.

Vejamos, se o programa português descambasse para o caso grego e culminasse numa saída do euro, qualquer pessoa de bom senso reconhece que os sacrifícios – que no actual cenário já são imensos – dariam lugar a uma situação muito mais grave e, necessariamente, a sacrifícios muito mais duros. Neste contexto, ou seja, não havendo outro remédio - há razão para que a expressão “Ai aguenta, aguenta!” tivesse gerado tanta polémica?!

Ontem, durante a apresentação dos (bons) resultados do BPI e do anúncio que o banco irá, mas cedo que o previsto, reembolsar o Estado da ajuda financeira (ajuda, refira-se, que este jornalismo militante gosta muito de misturar com o caso BPN…), um sr. jornalista preferiu passar ao lado do que era notícia portanto e repescar a polémica… o resto já se sabe, “Ulrich, sem papas na língua, e talvez irritado por uma pergunta de um jornalista…”

Mas, o que não se aguenta é este Jornalismo de Intriga que, como aqui no blog se vai demonstrando, está sempre disponível para boicotar tudo o que não seja de esquerda...