26 fevereiro, 2015

Serão deslizes de Costa ou estará a passar-se algo nas entranhas do PS?...


“A Direita esta a aproveitar-se das declarações de António Costa para…”

É neste tom que a Comunicação Social faz a introdução às declarações de Costa. Como é verdadeiramente delicioso ouvir, reler, aqui fica a frase:  

“Como nós dizemos em Portugal, os amigos são para as ocasiões. E numa ocasião difícil para o país, em que muitos não acreditaram que o país tinha condições para enfrentar e vencer a crise, a verdade é que os chineses, os investidores disseram presente, vieram e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar hoje na situação em que está, bastante diferente daquela que estava há quatro anos". 
 
Ainda assim, dou a mão à palmatória - “até que enfim!” - podemos ver um telejornal passar algo que expõe a retórica e o palavreado dos que que visam atribuir às “políticas de austeridade” a origem de todos os males.
 



Mas, será que um político com a ronha de António Costa, comete deslizes destes?...

Repare, embora esta outra declaração não tenha tido destaque na comunicação social, numa conferência promovida pelo "The Economist", Costa teve outro momento em absoluta contradição com a sua linha de discurso politico:

"Como se tem visto nas últimas semanas, é um erro definir uma estratégia nacional que ignore a incerteza negocial e se bloqueie numa única solução.” “Numa união a 28 não é possível prometer um resultado que depende de negociações com várias instituições, múltiplos governos, de orientações diversas.”


Recordar, aquando da vitória do Syriza, que Costa celebrou esse acontecimento como sendo uma nova era - o "fim da austeridade".


É sabido que Costa não resiste a agradar uma plateia (o que diz algo sobre o que dele se pode esperar como governante…) e o ambiente destes dois eventos – na Póvoa, com a comunidade chinesa, e em Lisboa na conferência do "The Economist" – não era o propício a fazer declarações na linha “esquerda syrizante”, mas, custa-me muito acreditar que, em tão curto espaço de tempo, um político como António Costa possa cometer deslizes destes…


Será indicador que de algo que está a passar-se nas entranhas do PS?...



 

1 comentário:

  1. Expuseram a gaffe / deslize Freudiano mas demorou mais de uma semana...

    ResponderEliminar

...