19 janeiro, 2015

Não me lixem, vocês estão a c*g%#%-se para a liberdade de expressão e de imprensa.


Dois dias depois da publicação do último post – que, a partir de acontecimentos do 1º mandato de Sócrates, questionava a forma como a nossa comunicação social lida com aqueles que “convivem mal” com o direito de liberdade de imprensa e de expressão – vieram a público novas informações sobre as manobras de Sócrates para calar alguns órgãos de comunicação social e controlar outros (factos ocorridos no final de 2013 e início de 2014, note-se).
 


Desde que tais informações saíram na imprensa – honra seja feita ao Correio da Manhã pela sua investigação neste caso - tenho estado atento aos telejornais (espaços onde, segundo os próprios jornalistas, se formata a opinião dos cidadãos, se fabricam os presidentes e primeiros-ministros, enfim, onde se ganham e se perdem eleições) para perceber a relevância e o destaque que as respetivas redações iriam dar ao assunto.


E, o que pude constatar? Nenhuma referência ao caso. ZERO!

Vi reportagens sobre Sócrates, mas apenas abordaram as últimas personalidades que lhe fizeram uma visita (já é um clássico da tv lusa...) e a referência a alegadas queixas de outros reclusos reclamando dos privilégios exclusivos do preso n.º 44.

Nota: Desde já, peço desculpa se alguma reportagem sobre estas notícias passou nos telejornais (RTP, SIC e TVI). Se passou, foi de tal forma discreta que não vi (e bem que fiz zapping…).

Ninguém acha isto estranho, incompreensível mesmo. Então, os mesmos órgãos de informação que, durante dias a fio, falam incessantemente do “valor supremo” da liberdade de expressão e de imprensa, os mesmos media que adotam uma posição de defesa intransigente desses direitos, remetem-se a um total silêncio sobre notícias vindas a público  que nos dão conta das manobras do ex-pm socialista - envolvendo a Entidade Reguladora da Comunicação Social, inclusivamente - com o objetivo de calar o Correio da Manhã e controlar órgãos de informação como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e a TSF?!


Se isto não é matéria jornalisticamente relevante para levar a um telejornal, o que será?! As últimas da relação entre o Ronaldo e a Irina?!...


Tenham vergonha!

Do ponto de vista informativo e para além desta vertente da liberdade de imprensa, as “novidades” mais recentes (recordo novamente: reportam-se a factos ocorridos no final de 2013 e início de 2014) contêm outros dados relevantes sobre o caso Sócrates, nomeadamente, porque tais elementos nos permitem analisar, ajuizar, sobre a veracidade de parte da teoria de defesa de Sócrates.

Segundo o próprio, era a bondade do seu amigo Carlos Silva e os empréstimos que este lhe fez para "fazer face a algumas necessidades financeiras”, a explicação para as largas somas de dinheiro que tinha à sua disposição. Ora, pelo que foi agora tornado público, Sócrates “disponibilizou-se para angariar capital para compra da Controlinveste”. Vejamos, esta conduta é própria de alguém que depende de favores e de ajudas financeiras de amigos ou será típico de alguém que tem a autonomia e os meios financeiros para decidir o desfecho destes negócios?


Mas, voltando à suposta intolerância que os nossos media têm com aqueles que violam a liberdade de expressão e de imprensa: 

Tenham vergonha e calem-se com o chavão da defesa da liberdade de imprensa! Pelo que já se viu, as redações estão cheias de gente disponível para proteger "democratas" como Sócrates, suas estratégias e forma de "fazer política"…


Pelo envolvimento e cumplicidade de muitas “figuras ilustres” do PS, Sócrates não pode cair. Assim que ele sinta que os seus amigos não conseguirão safá-lo, assim que perceba que vai “cair em desgraça”, irá arrastar um grande número de comparsas com ele.

Os socialistas sabem-no e continuam a ir a Évora, dando-lhe provas de solidariedade e, acima de tudo, no intuito de o manter tranquilo. O jornalismo e a elite merdosa que controla os telejornais, sabe-o e continuará a fazer o que pode para proteger a imagem de Sócrates e o PS que a ele está amarrado.
 


É óbvio que Sócrates não agiu sozinho ao longo de todos estes anos! O seu “cadastro“ nas mais variadas áreas – desde as manobras de silenciamento da comunicação social (envolvendo até a banca privada onde colocou os Varas), na definição dos negócios que se fazem e não se fazem, nas empresas públicas ou para-públicas (como a PT e a EDP), nas opções tomadas em termos de investimento público (PPP rodoviárias, PPP energia eólica, Parque Escolar, TGV, etc.) – é tão evidente que só num país hipócrita como este, podemos assistir aos que, durante anos, com ele conviveram e partilharam o poder, dizerem coisas como: “estou muito surpreendido com tudo isto” ou “acredito na sua inocência”…  
 
Aliás, alguns destes "espantados com tudo o que está a acontecer", muito provavelmente, até estavam ao seu lado quando os telefonemas apanhados nas malhas das escutas foram realizados.

Mas desta vez, parece, não existirá alguém para invalidar as escutas ou recortá-las à tesoura... (mas, depois de Outubro, quem sabe? )


Tenham vergonha!

Vocês, enquanto afirmam à boca cheia que o desrespeito pela liberdade de imprensa é incompatível com a democracia - por razões de pura afinidade ideológica – são capazes de se aliarem à agenda dos que “se cagam para o segredo de justiça”, de se aliarem à estratégia dos que, com Sócrates, calaram alguns jornalistas e condicionaram outros, em suma, são capazes de colocar os interesses e a conveniência  da "esquerda" (nomeadamente, os interesses de Costa e do PS) à frente dos tais direitos que dizem ser intocáveis e, ativamente, darem o vosso contributo para que essa gente volte ao poder!


É esta a vossa noção de “democracia”. Não me lixem com mais balelas sobre a liberdade de imprensa e de expressão!


"Todos os burros comem palha, o que é preciso é saber dá-la." Hoje em dia, é este o mote para editar telejornais...


(desculpem-me os mais sensíveis, mas esta hipocrisia e este calculismo tiram-me do sério...)

 
 

3 comentários:

  1. Excelente. Parabéns.
    E depois têm a suprema lata de aparecer na abertura dos telejornais com o cartão "Je suis Charlie"

    ResponderEliminar
  2. Há anos que digo o mesmo deste jornalismo inqualificavel de mau, irresponsavel ou dolosamente amansado. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. FAMÍLIA EDUARDO DOS SANTOS À PORTUGUESA?
    A filha de Cavaco Silva deve ser uma imitadora da filha do presidente Eduardo dos Santos e deve ter utilizado os milhões de Cavaco. Tal como nas acções da SLN.

    DIZEM que o ex. PM Srº Engº José Sócrates acompanhou com algum interesse o processo de venda da CONTROLINVESTE.

    Ora, Srº Joaquim Oliveira vendeu a Controlinveste (dona do JN e DN) :
    ● ao António Mosquito (Angola), 15%;
    ● à filha do Cavaco Silva, 15%;
    ● ao Novo Banco, 15% e ao BCP, 15%. Ambos controlados pelo atual Governo.
    ● ficando o Srº Joaquim Oliveira com 27,5%.

    E isto tudo foi feito em Março 2014, ou seja Sócrates já não era primeiro-ministro desde há 3 anos.

    Deste modo, ou estão de má-fé, ou então são muito ignorantes as pessoas que dizem que o governo PS influenciou a venda do JN. Quando foi Cavaco, através de sua filha, o atual Governo e Mosquito que compraram, 3 anos depois de ter cessado o governo PS.

    CRIME foi o Engº José Sócrates, ex. PM, TER-SE INFORMADO junto de pessoas ligadas à empresa Controlinveste, quem são os novos donos.

    Portanto, a Controlinveste é mais do PSD/Cavaco-Filha/Novo Banco-Governo BCP (CGD) e António Mosquito de Angola.

    Quanto à filha de Cavaco Silva deve ser uma imitadora da filha do presidente angolano Eduardo dos Santos, pois deve ter utilizado os milhões de Cavaco.

    Na última campanha eleitoral, ficou escrito que Cavaco recebeu 1,5 milhões de euros de contribuições de simpatizantes para a campanha. E foi ressarcido pelo Estado com 1,3 milhões de euros. Portanto, recebeu 2,8 milhões e gastou 1,3 milhões, pelo que ficou com os 1,5 milhões.
    Não devolveu nada do que os particulares lhe deram.

    Da campanha anterior também deve ter ficado com bastante. Daí a possibilidade da filha em adquirir 15% do grupo Controlinveste. E isto NÃO É INVESTIGADO?

    Carlos e Rosário são, portanto, justiceiros muito tendenciosos quando colocam essas “transmissões” anti-Sócrates para a opinião pública.
    Caso a verdade fosse realmente dita, como foi aqui desvendada, o que se ficava a saber é que CAVACO SE APROPRIOU DE MUITA MASSA.

    Fonte: Dieter Dellinger

    Faça uma coisa... INVESTIGUEM Cavaco seu Gang e família, tbm.

    ResponderEliminar

...