06 janeiro, 2014

E se, em vez de Mário Soares, fosse Cavaco Silva a proferir estes comentários?...


Acabo de ler isto no Insurgente...


"Imploro: podem, de uma vez por todas, poupar-me ao esgoto verbal de Mário Soares?

Posted on Janeiro 6, 2014 by Maria João Marques

"Eusébio morreu, percebi logo de manhã que o facebook ia ficar maluco com o assunto...
[...] Passei o dia, portanto, protegida das palavras de Mário Soares (podem ouvir aqui) e só dei por elas bem à noite, quando o mesmo facebook estava maluco (também) com isso.
É certo que Soares tem feito figuras muito tristes nas suas intervenções políticas, mas que se insulte um homem (e a sua família, e no caso é indiferente se foi Eusébio e o mérito de Eusébio) no dia da sua morte, dizendo que era inculto, que bebia muito whisky mas que tinha pensado que não lhe fazia mal (tradução: a cor de pele de Eusébio e o facto de ser um brutamontes inculto que servia para jogar futebol deviam protegê-lo dos malefícios que o excesso de whisky traz às pessoas brancas e cultas e delicadas como Soares) ou que Eusébio comia nos locais onde Soares almoçava, isto já nos leva para um nível indecoroso que nem Soares (pelo menos em público) havia alcançado.
E torna tudo pior que Soares insulte no meio de outras palavras menos ofensivas e supostamente simpáticas, insultando em tom de quem elogia. Daquela forma que pessoas que até beberam chá em pequeninas, mas têm a infelicidade de este, helás, não conseguir dissolver-lhes ranço do coração e da alma, se especializam e que é uma daquelas coisas que com a idade se me têm tornado insuportáveis, que saber insultar com lisura também é uma virtude.
... (continua)"
É reconhecida a obsessão da nossa comunicação social em relação a qualquer intervenção de Mário Soares. Qualquer "Ai" ou "Ui", do Sr., tem presença garantida em qualquer telejornal. 
No entanto, querem apostar como estas declarações serão convenientemente escondidas do horário nobre (noticiários das 20h, nomeadamente)
Este é (será...) mais um caso típico de "Daria um excelente "Escândalo!", se fosse para malhar na Direita..." , uma das "técnicas" de censura mais regularmente praticada pelos órgãos de comunicação social portugueses. Basicamente, passa pela selecção daquelas notícias a que se dá visibilidade e grande destaque nos media e (por razões repetidamente aqui discutidas), aquelas que são esquecidas ou “sonegadas” ao grande público… 
Alguns exemplos deste tipo de manipulação: I, II, III, IV, V
Com a esmagadora maioria das redações portuguesas, as regras são estas:
     - tratando-se de uma "figura de direita": tal indivíduo é culpado até prova em contrário e, dada a sua condição de direitolas, está-lhe reservado o que aqui se designa por "jornalismo de inquisição";     
     - tratando-se de uma "figura de esquerda": por motivos aqui abordados, parece ser-lhe devido aquele “respeitinho” e subserviência de sempre, uma espécie de direito de berço republicano. Neste caso, em vez de inquisidor, em cada jornalista o indivíduo pode contar com um autêntico "assessor de imprensa". 

 

Se, em vez de Mário Soares, fosse Cavaco Silva (ou qualquer figura conotada com a "direita" em Portugal) a proferir estes comentários, já teríamos o espaço mediático inundado de indignados com semelhantes "comentários racistas", proferidos por um "salazarento" e "xenófobo". Os telejornais não deixariam de nos dar conta das reacções que tais declarações geraram, nomeadamente, das petições com "milhares de apoiantes revoltados nas redes sociais"... soa-lhe familiar?
Isto não é alheio a anos e anos de "doutrinação" do povo português na lógica “Esquerda boazinha Vs Direita maléfica”. 

 

Basta ver o telejornal mais logo...