25 janeiro, 2014

Ainda assim, a Utopia está bem viva…


Porque o capitalismo (desde que regulado) é, de longe, o melhor sistema…

Elite chinesa com milhões em offshores


Familiares de políticos chineses criaram empresas secretas em paraísos fiscais para ocultar a imensa riqueza acumulada ao longo dos anos pela elite comunista da China, revelam documentos confidenciais ontem tornados públicos.

Claro que esta notícia não chegou aos telejornais nem mereceu grande destaque. Não esquecer que no contexto da narrativa mediática, temas
como offshore, paraísos fiscais e escândalos da banca, andam sempre de braço dado com a “direita” e qualquer regime conotado com "esquerda" (comunista ou, mais ou menos, socialista) é um adversário desses esquemas (recordar aqui outros regimes comunistas / socialistas como Angola, Venezuela…). 

Alias, uma boa metáfora para traduzir as esperanças e expectativas que os “caminhos para o socialismo” continuam a vender aos seus seguidores um pouco por todo o mundo, são aquelas tristes estórias do aliciamento de desempregados que, na promessa de um trabalho no estrangeiro a troco de uns milhares de euros e melhores condições de vida, se vêm, poucos meses depois, a morar num contentor, em regime de semiescravidão e de bolsos vazios... um pesadelo no lugar do sonho.

Ainda neste registo “Expectativas Vs Realidade”, recordar este post:

“É impressionante como, em pleno Sec. XXI, na suposta era da informação, seja ainda possível conviver com tamanho irrealismo e cegueira ideológica. Repare, no que que toca a socialismo, só se conhecem dois tipos de países ou modelos de sociedade:

- os fictícios ou utópicos: apoiando-se na desigualdade existente (que sociedade não a tem?...) e instrumentalizando os mais desfavorecidos, projecta-se um modelo que funciona perfeitamente nos discursos e na retórica, garantindo - assim que se “embarque” no processo socializante - um país "igual e fraterno", uma sociedade com um futuro resplandecente, à medida de um conto de fadas;

- os reais: os resultados práticos e consistentes que diferentes países e sociedade, que efetivamente passaram por tal processo -, têm para apresentar: pobreza generalizada, aumento de todo o tipo de desigualdades e assimetrias, violação dos direitos humanos, presos políticos, fome, etc. (ex-URSS, Cuba, China, Coreia do Norte, Albânia, Venezuela,…)."

Em suma, se olharmos aos factos concretos e não "ao que poderia ou deveria ser". Se nos focarmos no que a realidade histórica nos demonstra em vez das utopias, só poderemos concluir:

O Capitalismo está para os sistemas económicos, como a Democracia para os sistemas políticos… o pior sistema à exceção de todos os restantes.