22 março, 2013

Ainda sobre a morte de Chavez: É unir os pontos…



(este post, resulta de um mail enviado pelo leitor do blog P. Loureiro, a quem agradeço.)

Ainda na sequência do falecimento de Chavez, é interessante juntar os sinais destas 3 notícias e reflectir sobre alguns aspectos:

      - Quem beneficia deste período que a Venezuela está a viver?

      - Estamos perante a homenagem verdadeira a um líder que desapareceu ou a um obsceno aproveitamento  político da situação?

      - E porque será que os meios comunicação social ignoram completamente notícias que possam ensombrar os “herdeiros” do Chavismo?


Peça n.º 1:

“Ao contrário do que chegou a ser inicialmente avançado, o corpo de Hugo Chávez não será embalsamado. Na quarta-feira, o Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, já tinha dito que a intenção talvez não se concretizasse, justificando que “a decisão deveria ter sido tomada muito mais cedo”.”

Esta notícia foi publicada em 16 de março, no Público. Desde aí as notícias vindas da Venezuela passaram a ser mais escassas. Também nos telejornais, o assunto "Venezuela" quse passou à clandestinidade...
 
NOTA: Durante dias os mídia lusos fizeram questão de nos mostrar "como aquele povo amava o seu líder". A ver essas reportagens, o cidadão comum nem acreditaria se lhe dissessem que 45% da população votou contra Chavez 3 meses antes... .
 
Entretanto e a partir de orgãos de informação no Brasil, é possível encontrar informações surpreendentes.   
 
 
Por razões que não vale a pena voltar a referir, obviamente, o jornalismo militante luso não deu qualquer eco em Portugal destas interessantíssimas revelações. Já sobre as hipotéticas relações entre o, então Cardeal Bergoglio e a ditadura argentina, não faltam artigos e reportagens sobre o assunto.
 
Enfim, é a habitual protecção da narrativa:
 Direita Má Vs Esquerda Boazinha
 

NOTA FINAL: Esta, é mais uma matéria sobre a qual Sócrates poderá, brevemente, ter um comentário relevante a fazer…