05 dezembro, 2014

E a prisão de Duarte Lima, que impacto terá no Índice de Percepção de Corrupção Mundial?


Graças à simpática dica do Jim, cheguei a este post de José Mendonça da Cruz, no Cortafitas.

É um ótimo exemplo de “jornalismo a martelo, isto é, como a partir de um conjunto de informação sobre um determinado tema, em vez de: “… relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade.”, o jornalista opta por servir-se dessa mesma informação como mero contexto para implantar uma ideia nos leitores / ouvinte / espectadores, em linha com as suas próprias opiniões e convicções. 

 

Percepção de corrupção na TVi - um modelo de manipulação

 
"No índice de Percepção de Corrupção mundial divulgado hoje Portugal surge no 31º lugar entre 175 países. Eis agora como o texto (voz off) na notícia da tvi24 relata os factos:
 
«O escândalo dos vistos dourados abalou o edifício estatal; deu a imagem de um Estado corrupto. Mas a alegada venda de direitos de residência em Portugal ainda não está reflectida no ranking que mede a corrupção no Mundo. Porque se o fizesse Portugal estaria pior colocado
 
Vejamos:
O autor do texto abre a notícia com factos que, como ele próprio logo admite, nada têm a ver com a verdadeira notícia. Se o fez para situar ou localizar a notícia, fez mal, porque a classificação de Portugal num índice mundial é localização e situação bastante. E quando o facto com que se procura situar ou localizar nada tem a ver com o assunto o artifício resulta ainda pior. Se tivesse sido este o motivo do contorcido texto teríamos que concluir que o autor é burro (além de escrever mau português).
 
Mas talvez o autor não seja burro. Talvez seja distraído. É que, tendo-lhe ocorrido um caso de suspeita de corrupção que nada tem a ver com a notícia, o Índice de 2014, esqueceu-se de outro caso um pouco mais grave que está exactamente no mesmo estádio (indícios, seguidos de prisão preventiva). Ou seja, o facto de a notícia se socorrer de uma inexplicável lembrança (os alhos dos vistos dourados que nada têm a ver com os bugalhos do Índice) torna mais inexplicável o esquecimento em que incorreu do caso de um antigo primeiro-ministro suspeito de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro durante o seu mandato.
 
Ora este estranhíssimo esquecimento poderia fazer supor que o autor do texto se colocou sob as ordens de António Costa para esquecer o elefante na sala, o elefante no país. E, então, teríamos que concluir que não é jornalista, que é só um pau mandado sem brio e faz o que do largo do Rato lhe mandam fazer. Mas talvez não seja isso. Talvez o autor padeça apenas de alguma forma de amnésia selectiva.
 
E será, então, por amnésia selectiva que o autor do texto se esqueceu de escrever que Portugal melhorou um lugar em 2012, mais um em 2013, e mais um no Índice de Percepção de Corrupção de 2014.
 
..."
 
E assim, uma notícia que - objetivamente - permite inferir que, sob a gestão do actual governo, Portugal tem evoluído favoravelmente neste índice nos últimos anos, é transformada numa peça jornalística que vem corroborar a 3ª ideia do “Guião do comentário televisivo para não deixar cair Costa e o “PêeeeéSssseeeeee“…” e a narrativa mediática recente em torno do papel da Justiça.

Isto não é informação, é manipulação pura...

Ouvindo e vendo diversos comentadores nos tempos mais recentes, parece existir uma ideia  importante a passar para a "opinião pública": os portugueses não podem ficar a pensar que, finalmente, o fenómeno da corrupção está a ser atacado de frente. Não, em vez de estarem mais confiantes nesta matéria, devem é ficar mais preocupados!

  
 
Caro cidadão, não pense pela sua cabeça, deixe que os jornalistas o façam por si!