05 junho, 2013

Episódios negros da comunicação social...


(não sabia que título dar a este post, mas este tipo de manipulação é tão reles que a classificação de “episódio negro…” se aplica.)

Tinha acabado de ligar a tv que, por acaso, estava no 1º canal, uns segundos depois José Rodrigues dos Santos (no seu estilo próprio) anuncia:  

“O Bispo do Porto apoia as greves dos professores e das centrais sindicais…”

Imediatamente, a minha atenção passou para o ecrã da televisão para ouvir a intervenção de D. Manuel Clemente e esse tal “apoio as greves dos professores e das centrais sindicais”.
 

Como é possível constatar neste link, eis algumas das afirmações que resumem as ideias transmitidas pelo (ainda) Bispo do Porto (ir para as 20:17h)

- é normal e natural, que existam manifestações, e;
 
- que o diferentes grupos e sectores têm a sua própria perspectiva dos acontecimentos e uma sociedade não vive de unanimismo…;

Por esta altura – apesar do rodapé nos assegurar que “O Bispo do Porto apoia as greves marcadas para este mês” -, já tinha percebido que a apresentação da reportagem passava uma ideia bastante distorcida do que disse D. M. Clemente – na linha do que o nosso "jornalismo de intriga", é useiro e vezeiro...
 
Mas na reportagem ainda se pode ouvir (e desta vez, deixo a transcrição exacta) a seguinte opinião:

“Eu julgo que este governo, ou outro governo que fosse, mesmo do partido que estava até há 2 anos, teria sempre que se confrontar com graves problemas. Porque o desgaste é dos próprios problemas, que são problemas internos mas com uma dependência externa como nós nunca tivemos. ”

Ou seja, D. Manuel Clemente que, de acordo com o que a redacção da RTP nos informa, estaria "alinhado" com os sindicatos e as suas greves, afinal e ao contrário daqueles, entende que os problemas que Portugal atravessa não se resolvem com a queda deste governo! Se isto não é uma manipulação reles... 


Como repetidamente se afirma aqui no blog: a comunicação social é a verdadeira oposição. Que tipo de jornalismo pode transformar o que foi dito, numa mensagem de apoio à cgtp e, por arrasto, às causas e posições que defende?!


Com Jornalismo assim quem precisa de Censura?…