04 setembro, 2014

Preservar a Narrativa: o suicídio.


Frequentemente, vemos na agenda mediática notícias que atribuem à "austeridade" - obra exclusiva dos "governos de direita", claro está - a origem de todos os males que se abateram sobre os portugueses.

Vejamos outro desses exemplos...


O "Esquerda.net", sendo um "sítio" que veicula a posição (opinião) da extrema-esquerda em relação a tudo o que é assunto e/ou atualidade, não é um órgão de comunicação social com as obrigações que tal implica - nomeadamente, o dever de rigor e isenção de informação. 
 
No entanto, veja se encontra alguma diferença entre a "narrativa" da malta do bloco (& outros) e variadíssimas notícias que nos últimos tempos foram saindo das redações dos ditos "media de referência" sobre este delicado tema:
 
 
 
"Com o desemprego a aumentar e com os salários a recuar, consequências da crise financeira, para muitos o suicídio é a única saída possível"
 
 
 
"Número de tentativas de suicídio aumentaram nos últimos anos. As mortes autoinfligidas também. A crise económica pode ser a razão para que algumas pessoas ponham termo à vida"
 
 
Entretanto, hoje, 4 de Setembro de 2014, um relatório da Organização Mundial da Saúde conclui que:
 
"A taxa de suicídio em Portugal baixou 7% entre 2000 e 2012, encontrando-se atualmente dentro da média europeia"
 
Do mesmo estudo, podem ainda ser retiradas outras conclusões que desmontam a "suicidária" narrativa da extrema-esquerda e seus acólitos jornalistas...
 
"Os dados de 2012 mostram que a taxa de suicídio foi de 8,2 por cada 100 mil habitantes em Portugal, quando em 2000 se situava nos 8,8. De acordo com o documento da OMS, a taxa de suicídio em todo o mundo foi de 11,4 por 100 mil habitantes." 
 
"Apesar da crise, entre 2008 e 2012 não se observou uma alteração significativa nas mortes por suicídio em Portugal, o mesmo acontecendo em Espanha.
 
Aliás, em Portugal, a morte por suicídio em pessoas em idade ativa, até aos 64 anos, não cresceu nem acompanhou o ritmo da subida do desemprego..."
 
 
Enfim, é o Jornalismo que temos...