06 maio, 2014

Jornalismo com isenção. Esse é o direito humano que está em vias de desaparecer...



"O ex-Presidente da República Mário Soares considerou, esta segunda-feira, que «neste momento não há direitos humanos em Portugal», porque o Governo tem pensado apenas em «dinheiro e mercados» e «nunca falou com o povo».
...
A «grande maioria do povo não tem dinheiro para comer e os seus filhos vão ao caixote do lixo», acrescentou o antigo chefe de Estado, que citou o papa Francisco para referir que a «austeridade mata»."

Soares continua igual a si mesmo, em cada momento afirma o que mais lhe convém. Miserável, é o papel do "jornalismo"(?) que se limita a amplificar cada anúncio de "sua alteza republicana".
 
Note-se, que o jornalismo que se revela tão atento e implacável com as “contradições” de alguns atores políticos, é o mesmo que se mostra completamente cooperante e cúmplice, daqueles que vão dizendo coisas alinhadas com a ideologia reinante nas redações…


Basta recuar ao último governo de Sócrates, episódio já abordado neste post, e o que tinha o Sr. Soares a dizer sobre o efeito das “políticas de austeridade”?

“Fui capaz [em 83] de retirar o 13º mês! Eu fiz isso porque era indispensável fazer! E foi isso que deu o boom, que veio a seguir, nos governos quando entramos para a Europa!…”

Ou seja, se for de “esquerda” a austeridade é expansionista! A propósito da sua visão recente  dos "direitos humanos", não deixa de ser interessante esta frase da mesma intervenção:

“Comecem a fazer greves, a pedir mundos e fundos – que não podem ter, ninguém lhes pode prometer -, que vamos parar… olhe, vocês vão ver onde é…”
Enfim, vá lá saber-se o porquê, de não recordarem os telejornais, estas afirmações... Deixem o PS voltar ao poder (1 ano, mais coisa, menos coisa...) que, rapidamente, Soares voltará a mostrar a sua faceta “austeritária-friendly” e os srs. jornalistas andarão mais conformados com a vidinha...


Com jornalismo assim, quem precisa de censura?…


Link para o vídeo das declarações do Dr. Soares.