22 novembro, 2013

Será que o povo português merece votar?


Soares, teve 15% dos votos. Fala "em nome dos portugueses" e exige que quem foi eleito com mais de 50%, se demita.


Ainda há dias, o querido líder da esquerda portuguesa, afirmava que não sente qualquer "inclinação por voltar a depender do voto popular”.


A extrema-esquerda, representa cerca de 5% dos votos. Fala "em nome dos portugueses" e exige que aqueles partidos que alcançaram maioria nas urnas se demitam.


São estes mesmos senhores que, entre apelos à violência, se afirmam como patriotas e alertam os portugueses que caminhamos para uma ditadura… a ameaça, claro está, vem da “direita reacionária”.  



Não, isto não faz lembrar o PREC… tal como muitos outros factos que não constam dos Manuais Escolares (há uma narrativa a manter…), a Monarquia foi destituída pelos republicanos quando estes representavam apenas 9% dos votos a nível nacional (eleições de Agosto de 1910, 3 meses antes da revolução).


Os Republicanos apenas eram maioritários na capital, mas contavam (lá está!...) com a classe intelectual, nomeadamente, os jornalistas e outros que controlavam a comunicação social da época.

Tempo para revisitar este post sobre o conflito entre a “elite” da capital Vs o Resto do País:

“Há uma parte do País que ficou suspensa na "quimera do 25 de Abril", nos ideais e conquistas que, apesar de muita revolucionária, nunca se concretizaram. Essa facção, órfã de uma espécie de “Sebastianismo Abrilista”, está fortemente enraizada na capital e continua a dominar uma parte importante do aparelho centralista do Estado, com o qual se entrelaça e onde angariou os seus privilégios.”