29 novembro, 2012

A arte de implantar uma ideia: a fábula da emigração.


Um dos exemplos mais recentes deste processo de implantação de uma ideia, é o da “verdade” inúmeras vezes repetida, que é a seguinte: “1º ministro mandou portugueses emigrar” ou “Governo convida portugueses a emigrar”.
Ontem, aos 30’40’’, José Alberto Carvalho afirma que o 1º Ministro (e outros governantes) têm “convidado os portugueses a emigrar”. http://video.pt.msn.com/watch/video/passos-coelho-em-entrevista-a-tvi-28-nov-12/295petqdq

PPC contestou, dizendo que tal afirmação não é verdadeira, mas qualquer português de tanto ouvir jornalistas, comentadores, de ver escrito na imprensa e repetido nas rádios e tvs, dá este “facto" como provado.  Mas de onde surgiu este “facto”, esta “verdade”?
Felizmente existe internet e é possível ir à fonte analisar o que de facto aconteceu. Recordemos as declarações então proferidas por PPC:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/outros/domingo/anuario-2011/pedro-passos-coelho-queremos-cobrar-menos-impostos-em-2015

Estas declarações, que interpretadas no seu contexto, revelam  bom senso, levantaram a polémica que se sabe. No momento seguinte - rádios, jornais, tv , numa flagrante deturpação do contexto em que as declarações surgiram, - anunciam: “PPC convida professores a emigrar”.

Depois os "professores" foram substítudos por "pessoas" e, para a posteridade, ficou o “facto”: “Governo manda portugueses emigrar”.
Isto é jornalismo de referência…



2 comentários:

  1. A ideia geral deste blog baseia-se num grande tema dos nosso tempo. Porém, os exemplos são dados pela metade, tornando-se das piores mentiras, meias verdades. ...

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo(a),

    Ambos constatamos que o tema é dos mais importantes para o bom funcionamento das sociedades modernas. O conteúdo deste blog é, obviamente, parcial. O objectivo é expor o dogma ainda vigente em Portugal que todo o jornalismo é isento e imparcial.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

...