07 dezembro, 2012

Notícias que passam ao lado das manchetes...

 
Muito se te falado sobre a necessidade de medidas de incentivo à economia. Nos jornais, radio e televisão, repete-se à exaustão que o (excessivo) foco na “austeridade”, sem olhar para a componente do crescimento, é inútil pois perpetuará a estagnação económica.

Mas no mesmo País, onde diariamente se fala disto e se dá grande importância ao assunto, é, no mínimo estranho, que praticamente não se encontrem nos media de maior relevância esta notícia:

Esta alteração da estratégia é importante pois, finalmente, o discurso dos políticos quanto à importância de “regressar” ao interior, de apostar no desenvolvimento da agricultura ou na re-industrialização do País, parece finalmente passar das palavras aos actos.
 
Será que a pouca visibilidade da notícia é por se tratar de investimento no interior do País em detrimento de investimento nos grandes centros urbanos?...

É da mais elementar justiça a canalização de recursos para o interior, onde, os cidadãos que lá habitam, têm sido tratados como cidadãos de 2ª ou 3ª. Nas últimas décadas, o interior foi esvaziado de serviços, o que acelerou a desertificação.
 
Estes portugueses foram ainda presenteados com o escandaloso "spill over effect". Esta prática, que muitos portugueses desconhecerão, foi apresentada em Bruxelas pelo Governo Central de então e serviu para desviar centenas de milhões de euros que estavam destinados em Fundo de Coesão (o que significa que apenas poderiam ser utilizados nas regiões mais pobres) ao interior, para serem aplicados em Lisboa, a propósito de um argumento, segundo o qual, o dinheiro embora aplicado na capital também beneficiava as regiões do interior…
 
 
Voltemos ao "Programa Valorizar", se esta notícia significar uma efectiva alteração na estratégia de desenvolvimento do País, nomeadamente, de uma aposta no interior e na correcção das assimetrias regionais, é uma excelente notícia. É pena, no entanto, quando se constata no tempo e horas de emissão dedicadas pelos media a assuntos de duvidosa relevância para o País - como as imagens que a psp viu na rtp, por ex. -, em detrimento de assuntos que se revestem da maior importância para o desenvolvimento de Portugal e que são praticamente ignorados pela comunicação social… critérios jornalisticos!

O País só se poderá desenvolver com uma estratégia que olhe para todo o território, não poderá ser “Lisboa e o resto paisagem”. Basta olhar para o que acontece nos países que seguiram esse modelo de desenvolvomento e em que nas respectivas capitais se concentram, às vezes, quase metade da população.

 Dois exemplos: Angola e… a Grécia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

...