17 agosto, 2013

Do Jornalismo fútil e mesquinho


 
O que dizer desta entrevista?... (para quem não viu, aqui fica um link)

Logo para começar, será que a sua inclusão num telejornal faz sentido? Será que na redacção a TVI não há profissionais que tenham percebido que toda a entrevista não passou de um “endeusamento” do dinheiro, do consumismo e de uma apelo à inveja e outros sentimentos mesquinhos do ser humano?

Depois, o tom moralista utilizado pela jornalista durante toda a entrevista: “tem a noção que é a imagem de um jovem fútil?”; “que num momento de crise os portugueses ficam ofendidos pela forma como gasta o dinheiro”, etc., etc... parece que o rapaz tem de se sentir culpado por ser rico. 
 
Se não fosse redacção da TVI, os portugueses nem conheceriam os hábitos gastadores do jovem milionário. Se há aqui "culpa" por uma suposta ofensa aos portugueses, não será dos próprios jornalistas que preferem destacar estes casos quando, de Norte a Sul, existem tantos cidadãos excepcionais que - para além de merecerem esse destaque -, graças à visibilidade que a televisão daria às suas acções e obra, representariam um valor acrescentado e algo positivo, para a sociedade.

A forma sobranceira e ofensiva, como a jornalista se dirigia ao rapaz (eu ter-me-ia levantado da cadeira e virado costas…), ou, em certos momentos da entrevista, adivinhar-se no olhar hipnotizado de Judite a tentação de perguntar ao convidado o valor das jóias e do relógio… que deprimente! 

Só a futilidade e o fascínio pelo dinheironão dos “portugueses que queriam conhecer um jovem que pode gastar 1 milhão numa noite”, como anunciado - mas daqueles que conceberam este "momento único" de televisão, pode estar na origem da ideia de incluir num telejornal uma entrevista destas.

São estas pessoas, estes profissionais e os seus valores, que fazem a opinião pública em Portugal. Não há aí jornalistas sérios que se manifestem contra esta simulação de informação, esta vergonha para o Jornalismo?!

Judite, o puto não tem culpa de ser rico! Judite, considerando que os sapatos que usa diariamente, são mais caros que o salário que muitos portugueses auferem, já pensou como eles se sentem?...