22 agosto, 2013

A Reforma de Estado Invisível...


Se, ainda há dias, aqui se criticava o governo por isto, agora há que realçar que este é "o caminho" e que, apesar de tudo, nenhum governo fez tanto pela redução / racionalização da estrutura do Estado.


 
 
"O Executivo vai extinguir o Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, o Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu e o Observatório do QREN, uma decisão que, de acordo o comunicado do Conselho de Ministros, visa «uma maior racionalidade na despesa e o aumento da eficácia na gestão dos fundos»."

Se apenas ficarmos pelo que a comunicação social destaca, ficaremos com a ideia que a redução da despesa pública foi feita exclusivamente à custa de cortes nos salários e pensões da função pública. No entanto, essas medidas representam um pouco mais de 3.000 M€ e a despesa pública caiu cerca de 12.000 milhões de Euros entre 2010 e 2013… 

Fazendo uma simples pesquisa no Google, será possível encontrar diversas notícias que foram passando despercebidas pois não abrem telejornais nem mereceram capas de jornais.

Redução de 50% das direcções da RTP: Um dos maiores problemas da estrutura do estado são os lugares de chefia e direcção. Em muitos casos criados para colocar o amigo, o famoso “boy”.

Redução de 75% das empresas do Grupo Águas de Portugal. Considerando que que cada empresa tem um conselho de administração de 5 elementos, estamos a falar de uma considerável redução de "boys"…

A redução / extinção de Fundações “...das 423 fundações identificadas, 98 mantêm a actual relação com o Estado. Das restantes, 132 vão ver alterado o seu financiamento, perdendo total ou parcialmente os apoios públicos, enquanto que 193 - que não responderam ao censo feito no ano passado - deixam de contar com as transferências do Orçamento do Estado." 

Cargos dirigentes das entidades de turismo reduzidos de 45 para 10: "Com a nova lei, as entidades de turismo ficam sujeitas a novas regras: os cargos de dirigentes remunerados são reduzidos de 45 para 10, e cada entidade não poderá ter mais de seis cargos intermédios remunerados."
"Além das economias em salários com o novo regime, há margem para cortar gorduras e desperdícios de forma significativa. As entidades eram estruturas pesadas, ocupavam mais de 100 imóveis e tinham 70 viaturas ao seu serviço"."

Recordar ainda os Governos Civis, as Freguesias, redução da despesa com medicamentos (Estado e Cidadãos), as chefias miltares... não admira que haja muita gente descontente por aí!