23 julho, 2013

Supertaça das capas apelativas (JN está muito forte na pré-época...)


Quando vi a capa de hoje do JN (que, recentemente, tem sido presença assídua aqui no blog), lembrei-me de fazer uma compilação das capas mais "marcantes" das últimas semanas.
 
Entretanto, com a devida vénia, como alguém se adiantou, aqui fica o post de jcd no Blasfémias:
 
"Diz que é uma espécie de jornal.

um mês

"

Entretanto, este título:

"Decisão de Cavaco engorda a Bolsa..."

é um tratado! Há uns dias, quando as bolsas caíam, as manchetes destacavam os efeitos negativos gerados pela decisão do PR, nomeadamente, as perdas, a incerteza e os riscos para economia e sector financeiro. Ou seja, os efeitos eram nocivos e generalizados - todos seríamos prejudicados. 
 
Desta feita, com a recuperação da bolsa (e, já agora, com a quebra acentuada dos juros da dívida portuguesa nos últimos dias, convenientemente escondida pelo jornalismo militante...) esperava-se que tal fosse noticiado como algo positivo. Mas, com as nossas criativas redacções, há sempre uma forma de "dar a volta ao texto", ou "preservar a narrativa"... Assim, esta recuperação nos mercados de acções passa a ser um fenómeno bem mais localizado, desta feita, a "decisão de Cavaco engorda a bolsa", entenderam quem foram os beneficiários da decisão do PR?
 

Nota final: Aguardo, com um misto de expectativa e medo, a capa do JN alusiva ao "Bébe real" (as horas de directos inúteis sobre este tema nas tvs, dizem muito da categoria da nossa república...)