02 julho, 2013

Do Ressabiamento e do "Jornalismo a martelo"


Há jornalismo e jornalistas assim, quando os indicadores e os números “colam” com as suas próprias convicções e ideologia, as notícias fluem e a narrativa até pode ser enriquecida com informação adicional trabalhada a partir dos dados base dos organismos oficiais.
 
Sim, como é possível constatar neste caso que dava conta da subida da taxa de desemprego - quando querem - os jornalistas são capazes de fazer mais do que simplesmente "copiar e colar" o material que as agências de comunicação, ou outras fontes, lhes enviam (quando a  motivação para esse "trabalho extra" existe, claro...)

“322 novos desempregados por dia no primeiro trimestre”

"Desemprego volta a crescer entre janeiro e março deste ano. Pelas contas do Expresso, 21,5% da população ativa não tem trabalho." ... "Os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) fazem referem uma taxa de desemprego de 17,7%, mas esse valor exclui os inativos que já não procuram emprego"


Já quando os indicadores não "colam" com a narrativa...

Ontem, indicadores do Eurostat, deram-nos conta de um recuo da taxa de desemprego - desde há mais de 2 anos, foi a primeira vez que se registou uma evolução positiva deste indicador. Esta notícia, em princípio, seria positiva para qualquer pessoa… mas não.

Quando os números e os indicadores contrariam a “narrativa”, é sempre possível fazer outra leitura de cariz, mais ou menos, ressabiado…
 

 
Diz que é jornalismo!