25 julho, 2013

Nascer no País da Equidade…


Como já aqui referimos, a sociedade portuguesa lida de uma forma muito própria com os valores da igualdade e da equidade. Em suma, este valor só é absoluto quando estão em causa os direitos de alguns...

E, se há vertente onde é possível constatar esta noção disfuncional de equidade, é a forma como, enquanto na agenda mediática se dá muita visibilidade e importância a questões de suposta falta de justiça e desigualdade que afectam um determinado grupo ou indivíduo, por outro lado,  a sociedade portuguesa - escondendo o assunto "debaixo do tapete" - convive  com brutais assimetrias de acesso a recursos públicos disponibilizados nos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto, nomeadamente),  por comparação com o resto do País.

Veja-se, por ex., na área da Saúde: Quantos estabelecimentos de Saúde foram encerrados nos últimos 10 anos, nomeadamente, no interior do País?

Quantas maternidades, cuja alternativa se encontra a 50, 60 ou 100 km, foram encerradas passando os cidadãos e populações que se viram privados desses serviços, a conviver com o nascimento dos seus a bordo de uma ambulância a caminho de unidades de saúde?
 

 
 
NOTA: Basta uma pesquisa no google por "nascimento ambulância..."


É importante esta introdução, pois permite formular a seguinte hipótese: 
Até que ponto estas  discrepâncias são reflexo da forma desigual de tratamento - seja ele, político, social ou mediático - a que inúmeras matérias são sujeitas, consoante estas digam respeito a Lisboa ou ao "resto do País"?.

 
"Sentença obriga Ministério da Saúde a manter maternidade aberta e a repor serviços entretanto transferidos para a Estefânia.”


Considerando que os serviços encerrados em Trás-os-Montes, nas Beiras, Alentejo, etc., cujos impactos para as populações - por não terem as alternativas que os cidadãos de Lisboa dispõem - foram (são) bem mais gravosos -, que razões de ordem jurídica, podem explicar esta decisão por parte dos Srs. Juízes no caso da MAC?
E o que têm a dizer sobre isto, os paladinos da Equidade?
 
(da MAC ao Hospital da Estefânia, são 1.200 metros aproximadamente)