26 abril, 2013

Cavaco Silva: de bestial a besta...




Sumário executivo do discurso de ontem de Cavaco Silva:

Seguro e o PS, são os culpados da impossibilidade do consenso para a reforma do Estado.  

Recorde-se, em tempos bem recentes, qual era a "narrativa" dos socialistas relativamente às intervenções de Cavaco Silva:

"PS: Primeiro-ministro “profundamente isolado”
"A mensagem de ano novo do senhor Presidente da República vem confirmar algo cada vez mais evidente aos olhos de todos os portugueses. Portugal tem um primeiro-ministro profundamente isolado. Isolado politicamente e isolado socialmente", proferiu João Ribeiro, porta-voz do PS, em declarações aos jornalistas na sede do PS em Lisboa.

O porta-voz adiantou também que o discurso de Cavaco Silva revela que o país tem "um primeiro-ministro que se afastou do consenso social e político e que radicalizou o seu discurso".

De acordo com João Ribeiro " ficou também claro que o Governo não ouve ninguém. Não ouve parceiros sociais, não ouve o PS, não ouve a Igreja, não ouve a academia e não ouve o Presidente da República", acrescentou."
 
 
Confesso que foi uma surpresa ouvir o discurso de Cavaco e vê-lo sair da "zona de conforto" em que se transformou dizer umas larachas "contra a austeridade" (como se as medidas deste governo resultassem de uma opção / vontade e não de uma necessidade em resltado da governação dos últimos 15-20 anos).
 
Será que Passos, nas horas que se seguiram à decisão do TC, ia mesmo avançar para a demissão, só tendo sido travado pelo PR? Que este tentou, com o envolvimento do PS, forçar um acordo / consenso em torno da inevitável reforma do Estado, mas a recusa de Seguro & PS nesse propósito redundou no episódio de ontem)?...
 
 
E MFL?! Que confusão deve ir naquela cabeça...