10 setembro, 2014

A boa Imprensa pode sobrepor-se à Realidade?


Nos media em geral e no comentário dos mesmos opinadores de sempre, Costa era um leão e Seguro um tareco.

No entanto, foi fora dessa “realidade mediática” que decorreu o debate. Foi o que se viu...

Pouco me interessa sobre a questão do vencedor e do vencido no debate, o ponto que gostava de destacar é este: considerando a cobertura mediática das primárias do PS, não existe uma enorme divergência entre a imagem projetada dos candidatos Costa e Seguro, e a imagem que os portugueses puderam constatar ao vivo e em direto no debate de ontem?

A que se deve a aura de redentor que a generalidade dos meios de comunicação social atribui a Costa?!

Que propostas concretas, que obra, tem Costa para apresentar que justifiquem a proteção mediática e a boa imprensa, que, sistematicamente, lhe é reservada?!

Será que a cobertura mediática destas primárias do PS, está mais empenhada em informar de forma isenta os portugueses sobre o que distingue e caracteriza, os dois candidatos socialistas ao cargo de PM, nomeadamente, a sua personalidade e o que cada um defende com as suas ideias e projetos. Ou, preferindo antes decidir por eles, estará apenas apostada na “produção” de (mais) um líder, um messias, que, depois de derrotar "a direita", abrirá  caminho 
a um futuro resplandecente, à medida de um conto de fadas... 
 
 


“O espaço mediático atual, será o espelho da sociedade portuguesa e traduzirá de forma isenta as diferentes correntes e sensibilidades existentes?

Ou será que esse espaço, negligenciando a missão de informar de forma isenta e, não raras vezes, menosprezando até o pensamento e as convicções da maioria, empenha-se, suportado nas convicções de uma minoria alinhada com o “wishfull thinking” do jornalismo militante, num exercício diário de doutrinação da “população” com os seus próprios valores?”


P.S.: O momento do debate de ontem, aconteceu quando Costa, tal como já havia feito em outras ocasiões, apontou a incompetência de Seguro na condução da oposição ao governo, afirmando que  a ""Fraqueza" do PS começou com abstenção na votação do OE 2012".  


Talvez habituado à boa imprensa, que assimila cada declaração sua (o que sucede com outros personagens) com a mesma crença que os gregos escutavam o oráculo, foi surpreendido pelo "trabalho de casa" de Seguro que demonstrou a sua cambalhota nesta matéria, já que na altura defendeu a abstenção.

A prova-lo, fica o link dessa declaração (Outubro de 2011) no programa "Quadratura do Círculo", na SIC Notícias: http://www.youtube.com/watch?v=p2ViV55HokM

Curiosamente, esta noite, na mesma SIC, acontece o 2º debate e pergunto-me se estas imagens, pelo dano que podem provocar à credibilidade do candidato Costa, vão ser exibidas.       
 
A ver vamos...