28 março, 2013

The day after: frases ouvidas hoje no “país real”


Coisas que fui ouvindo ao longo do dia...


 “Sócrates, deu uma tareia àqueles jornalistas! ”


“O Cavaco é que deitou o governo abaixo e com o PEC IV, estaríamos muito melhor!...


“Afinal aquilo da dívida, não é como a direita tem contado…”


“O Governo de Sócrates reduziu os encargos líquidos com as PPP e só 8 dessees contratos é que foi ele a lançar….”


Salvaguardando que a 1ª afirmação é a constatação de uma realidade, transcrevo uma breve conversa sobre a  última, pois tratou-se de um comentário feito mesmo ao meu lado por um funcionário, no local de trabalho. Não resisti e perguntei:

“Eu - P., você sabe o que é são os encargos líquidos de uma concessão?

 P – oh Eng.,… não sei, mas isso não interessa, é menos do que ele herdou: os encargos era 19 milhões em 2005 e 23 quando saiu.

Eu – P., são 19 mil milhões… não interessa. Sabia que em 2010, ele renegociou todas as concessões e por isso a comparação não pode fazer-se assim? Aliás, quando ele “herdou” as SCUT ninguém pagava portagens e com ele passou a pagar, lembra-se? Acha comparável uma situação e a outra? Mas P., se você nem sabe o que o que são os “encargos líquidos”, como pode ter tanta certeza?”

P – oh Eng.,… lá está você… você é que não gosta dele!!”

E é isto... at the end, em plena Era da Informação, muito ainda se resume a uma questão de fé.

Sócrates lembra aqueles líderes dos países do 3º mundo, para os quais o “mundo civilizado” olha de soslaio, por saber que o apoio popular de que beneficiam, se baseia, em larga medida, em charlatanismo e demagogia. 

Este tipo de lideranças só funciona em democracias débeis e sociedades com um longo caminho a percorrer em termos de cultura democrática e défice de cidadania.
 
 
A entrevista de ontem e alguns comentários que hoje se ouvem “no café” ou lêem nas redes sociais, só veio recordar que Portugal ainda se encontra mais perto de algumas sociedades africanas, do que com as dos países do centro e norte da Europa, com quem nos gostamos de comparar