Os mesmos telejornais que, diariamente, nos trazem as estórias da crise, dos cortes e da infindável lista de privações provocadas pela “austeridade”, são os mesmos telejornais que, 30 segundos depois, nos levam aos hotéis de 5 estrelas e os seus menus de Natal e Fim de Ano completamente esgotados…
Não sou psicólogo nem psiquiatra, mas, que impacto terá este tipo de bombardeamento mediático sobre as pessoas, nomeadamente, aquelas que são mais “influenciáveis” ao que veem na "caixinha que mudou o mundo"?
A esquizofrenia mediática...
Metade dos noticiários é passado a condenar a sociedade de consumo e o “capitalismo”, para logo a seguir, nos presentearem com reportagens que mais não são do que um verdadeiro endeusamento das coisas materiais: os últimos gadgets da tecnologia, o último “AiFone” ou a última viagem de sonho (em cuecas) do “rÓnaldo” e da Irina…
Todo isto cabe num espaço que, dizem, é de informação… na verdade, cada vez mais, os telejornais são armas de estupidificação massiva.
Esta comunicação social vai ser o fim do que designamos por civilização ocidental.
Continuação de Feliz Natal e Bom ano Novo!
P.S.: E não se pense que a adesão ao materialismo é algo mais característico dos adeptos da "direita" ou da "esquerda"...