02 junho, 2014

Os Media e a Responsabilidade Social: o caso do Banco Alimentar.

 
"Donativos ao Banco Alimentar Contra a Fome cairam 15%"

"O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana mais de duas mil toneladas de alimentos na campanha realizada em cerca de duas mil superfícies comerciais, números que representam um decréscimo de 15% em comparação com 2013."
 
 
Talvez estes fatores tenham exercido a sua influencia, mas - para quem tenha alguma memória - não poderá deixará de notar outro aspeto que muito provavelmente teve a sua influência: por comparação com anteriores edições, o reduzido destaque e a quase inexistente cobertura mediática atribuídas à iniciativa do B.A..
 
Se a recolha de alimentos caiu 15%, o tempo de antena dedicado aquela relevante iniciativa, caiu, seguramente, uns 80%...
 
Basta recuar ao início de 2013, para recordar o episódio que determinou a passagem daquela que era, até então, uma das mais relevantes figuras da nossa sociedade civil, em "persona non grata" aos olhos de uma parte significativa da comunicação social e redações.
 
Nada que "por aqui" não seja já por demais conhecido: a "boa imprensa" está apenas reservada ao restrito círculo dos eleitos...
 
 
 
"
A relevância atribuída no espaço mediático aos que se têm dedicado a combater Isabel Jonet e as interpretações das suas palavras, é bem sintomático do clima de “guerrilha ideológica” que tomou conta da cobertura mediática do debate político em Portugal.

Na verdade, vê-se pouca gente interessa a na discussão do conteúdo dessas declarações, o que suscita o nível de “reacção” às mesmas é o seu significado político, designadamente, a circunstância de tais opiniões suportarem uma das linhas mestras do discurso do Governo – o célebre gastamos, durante anos, acima das nossas possibilidades”.

Vejamos, independentemente das convicções e interpretações pessoais relativamente ao pensamento e às palavras de Isabel Jonet, se abandonarmos esse terreno subjectivo e questionarmos:

     - Portugal está melhor ou pior, em virtude das suas acções?

     - Se I. Jonet não tem responsabilidade no estado de calamidade a que o País chegou, faz sentido  dedicar tanto escrutínio e tanta energia na fiscalização da sua conduta, em detrimento daqueles que, objectivamente, conduziram o país à atual crise?

     - E, finalmente, atendendo aos problemas existentes no País, que vantagens para a sociedade portuguesa advirão da depreciação da sua imagem perante a opinião pública? E desvantagens?
 
"
 
Se há algo que caracteriza o jornalismo atual, é a constante procura por polémicas (principalmente as que comprometem uma determinada opção ideológica...).
 
Mas, será que alguém pensa nas consequências desse clima de guerrilha mediática e ideológica?