15 abril, 2016

Governo da Geringonça e a BANCA - a mesma luta!

Impressionante, observar a dinâmica da agenda mediática nas últimas 24h...

Ontem, ao final da tarde, foi conhecida a "inverdade" proferida por Centeno na Comissão de Inquérito ao caso Banif. Logo de seguida, novo facto jornalístico surge para ofuscar a delicada situação em que o actual Ministro se meteu: a suposta "omissão de informação" pelo Governador do Banco de Portugal.

Ora, entre estas 2 notícias qual é merecedora  de destaque pelos media ?! Obviamente, a artilharia mediática preferiu concentrar-se sobre Carlos Costa...


O governo da geringonça e os banqueiros agradecem! Já os contribuintes...

Em termos de proteção dos contribuintes perante a banca, veja-se a diferença de procedimento do anterior (governo reacionário de direita) para o actual governo (do novo tempo...) em 2 casos:

- o Banif já nos custou mais que o pior cenário de venda do NovoBanco (onde será o fundo de resolução a suportar a diferença entre o empréstimo público e o valor de venda)

- a candura do tratamento mediático e dos comentadores, atribuída à solução que este governo está a desenhar, designadamente, a criação de um novo "banco mau" / veículo que visa libertar a banca do crédito mal parado;
 
Nunca pensei ver Jerónimo e Catarina fazerem o papel de "idiota útil" perante os interesses do mundo financeiro!

Já sabe, a lógica é…

“Esquerda boazinha Vs Direita maléfica” 

Caro cidadão, pf, não pense. Deixe que os jornalistas façam isso por si...


2 comentários:

  1. Como diz o BE: «a Banca é assunto 'sério demais' para ser deixada na mão de banqueiros».
    (Analisando a forma como alguns banqueiros angariaram a sua fortuna... percebe-se que é um percurso altamente duvidoso...)
    .
    A minha opinião é semelhante: UMA ACTIVIDADE ECONÓMICA DE ALTO RISCO para os contribuintes: a actividade bancária - ex: bpn, bes, novo banco, banif,...
    .
    Sendo a actividade bancária uma actividade económica de alto risco para os contribuintes, o Regulador (Banco de Portugal) deverá ser obrigado a apresentar periodicamente relatórios minuciosos e detalhados aos contribuintes.
    .
    Uma opinião um tanto ou quanto semelhante à minha:
    Banalidades - jornal Correio da Manhã (antes da privatização da transportadora aérea):
    - o presidente da TAP disse: "caímos numa situação que é o acompanhar do dia a dia da operação e reportar qualquer coisinha que aconteça".
    - comentário do Banalidades: "é pena que, por exemplo, não tenha acontecido o mesmo no BES".
    .
    .
    .
    P.S
    O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
    -» Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
    ---»»» Democracia Semi-Directa «««---
    -» Isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a ‘coisa’ terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
    -» Leia-se: deve existir o DIREITO AO VETO de quem paga!!!
    [ver blog ««« Fim da Cidadania Infantil »»»]
    {uma nota: tem sido golpada atrás de golpada: veja-se o caso da venda em contra-relógio do Banif (custo de milhares de milhões de euros aos contribuintes); mais o bpn, e o bes, etc}

    ResponderEliminar
  2. Só hoje é que li o artigo. Está muito bom!

    ResponderEliminar

...